O design thinking contribui para geração de ideias e resolução de problemas

Sendo aplicado com diferentes objetivos: desenvolvimento de um produto ou serviço, aumentar o volume de vendas, desenvolver ações mais inovadoras para o marketing, melhorar o relacionamento com o cliente, ou qualquer desafio que necessite de uma solução.  

Aprender essa abordagem agrega valor à vida pessoal e profissional, além de deixá-lo mais competitivo e aumentar suas chances de empregabilidade.

Hoje, as empresas procurar profissionais inovadores e que consigam sistematizar e desenvolver ideias com base na análise de dados e informações do mercado, clientes e concorrentes. O design thinking possibilita essa integração de fatores devido as suas ferramentas que se adaptam a cada situação.

Inicialmente deve-se entender que o design thinking é uma forma de combinar pensamento criativo e analítico para criar coisas direcionadas a solucionar problemas de forma inteligente e criativa.

A principal importância dos conceitos do design thinking está relacionada à maneira de pensar, aplicada de forma correta e estruturada na jornada criativa, conforme imagem a seguir.

Fonte: igec.com.br

Partindo desse ponto de vista, cada vez mais, o uso dessa abordagem possibilita abrir novos caminhos para a inovação. As pessoas que aprendem o design thinking passam a ter uma visão holística, enxergando o desafio como um todo, adquirindo um modelo mental sistêmico e analítico. Um dado importante é que a prática da abordagem pode antecipar soluções de necessidades que ainda não existem, de naturezas diversas.

Outro aspecto importante na aprendizagem do design thinking é a cocriação através do uso de ferramentas e atividades em equipes multidisciplinares. Essa diversidade possibilita a construção de diversos pontos de vistas e interpretações variadas de um mesmo desafio, gerando conhecimentos e resultados satisfatórios.

Para quem busca sair da zona de conforto e pensar fora da caixa, o design thinking proporciona um novo olhar para os desafios cotidianos e aumenta as chances de antecipação às mudanças, fatores importantes uma realidade dinâmica e em constante mutação.

Você já teve alguma experiência com design thinking? Quais as suas dúvidas sobre o assunto? Compartilhe sua opinião conosco.

Por: Felipe Evangelista

Administrador de empresas, Escritor, Psicólogo, Mestre em Administração e Inovação para Organizações, especialista em Metodologias Inov-Ativas e, sobretudo maker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *