CULTURA INOVADORA
O que os makers podem te ensinar sobre cultura inovadora
O complexo mundo em que vivemos, a cada dia vem nos forçando a descobrir e experimentar novas formas de pensar e fazer, seja no universo empresarial ou pessoal.
E esse desafio nos faz questionar as questões do que de fato precisa ser feito para lidar com situações cada vez mais complexas e voláteis em um novo mundo onde a única certeza é a incerteza.
Mais do que nunca, se tornou urgente mergulhar cada vez mais fundo nas entranhas da espécie humana para buscar as respostas sobre como lidar com todas essas questões.
E é em meio a esse mergulho tão profundo que nos deparamos com o que de fato precisa ser explorado, repensado, e até desconstruído para juntos conseguirmos encarar uma NOVA ERA. A resposta para tudo isso é “cultura”.
Porém, mais que cultura propriamente dita, estamos falando do surgimento de uma cultura inovadora.
Mas antes de entendermos o que é uma cultura inovadora e seus desdobramentos, precisamos questionar, o que de fato é cultura? E como este tema se adentrou no universo empresarial?
O QUE É CULTURA?
De acordo com a Scielo define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, ‘relacionada ao tempo’, de comunicação, vida social e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se “empilham” no interior dos grupos humanos.
E como isso chegou no universo corporativo?
Em 1982 Edgar Schein, ex-professor do MIT Sloan School of Management e PhD em Psicologia Social por Harvard, conceituou o termo “cultura organizacional“, daí em diante o tema e termo foi elucidado como um princípio básico compartilhado e estudado por um grupo.
E por que ter que repensar e rediscutir essa cultura organizacional em tão pouco tempo após o seu surgimento?
POR QUE A CULTURA ORGANIZACIONAL PRECISA SER REPENSADA
Com o decorrer dos anos, após a sua criação, percebeu-se que a empresa sempre esteve no centro, fazendo com que as pessoas vissem a necessidade de se adaptarem e se encaixarem dentro dos pilares e vieses da própria organização.
E por que isso se revelou algo tão prejudicial nos dias atuais, a ponto de termos que repensar a dinâmica dessa cultura?
Com o passar dos anos, nós vimos deixando de lado nossos sonhos, desejos, ambições e até mesmo a nossa essência enquanto seres humanos, para nos encaixarmos na tal caixinha criada pelas das organizações.
A partir daí, percebemos a necessidade de colocar a pessoa no centro, e percebemos que com isso os valores da própria organização tendem a se tornar cada vez mais humanos, e não o contrário.
E daí surge a tão necessária “cultura inovadora”, com uma pitadinha Maker.
Agora sim, podemos entender o que de fato é uma cultura inovadora e como isso pode ser efetivo para as pessoas e organizações nos dias atuais.
PREMISSA PARA UMA CULTURA INOVADORA
Dentro dos princípios da inovação, para que uma empresa tenha uma cultura inovadora é necessário colocar as pessoas no centro.
E através disso precisamos aceitar que:
- Somos sim diferentes;
- Equipes diversas inovam mais;
- O foco deve estar sempre na solução;
- Podemos sim aprender com o erro;
- Lidar com esse mundo VUCA/BANI é preciso construir uma adaptabilidade proativa;
- Criatividade é o elemento x da inovação;
- Lidar com todas essas questões é necessário ter empatia multifocal,
- Cocriação é um ferramenta para solucionar problemas complexos;
- Melhorar experiência do cliente é urgente e que a tecnologia é o um meio para tudo isso.
À medida que tais práticas e movimentos forem acontecendo, tanto seu público interno quanto o externo perceberá o valor agregado que isto trás para o negócio e através destes investimentos a organização permitirá um relacionamento mais aberto e transparente para aqueles que nela estão.
Conhecer essas boas práticas de inovação e investir nessa área pode ser um divisor de águas para a sua empresa, pois contando com uma boa gestão da inovação, você permitirá que sua empresa não só se adapte a este mercado como a colocará à frente de seus concorrentes.
MAS AFINAL, TER UMA CULTURA INOVADORA TRAZ MAIS LUCRO?
Uma pesquisa desenvolvida por Dylan Minor, Paul Brook e Josh Bernoff comprova que sim.
Em uma análise com mais de 154 empresas, com duração de 5 anos, foram analisados fatores que levam uma empresa a ser mais lucrativa considerando que a variável-chave que prediz a inovação bem-sucedida entre essas empresas é a taxa de ideação.
No estudo foi encontrada relação direta entre a taxa de ideação nas empresas estudadas e crescimento no lucro líquido: quanto mais ideação, mais rápido elas cresciam.
Um ponto fascinante é de que uma das empresas com maior taxa de ideação, obteve um lucro líquido 6% maior do que as empresas sem um programa de ideação ativo.
COMO CONSTRUIR UMA CULTURA INOVADORA DENTRO DA SUA EMPRESA?
Primeiramente comece respeitando o fato de que cada empresa é única, logo toda e qualquer “metodologia” que você busca implementar precisará considerar isso e buscar trazer uma ótica de abordagem, adaptando ao cenário da sua organização.
A partir daí será necessário entender o nível de maturidade da sua empresa, buscando analisar e considerar as pessoas, os processos, os produtos/serviços e os ambientes.
Nossa dica é começar sempre pelas pessoas, com isso você poderá escolher a metodologia/abordagem que melhor se encaixa à essa realidade. Muitas organizações passam grandes dilemas quando o assunto é inovar, sem se darem conta de que a inovação é um fenômeno, e para esse fenômeno acontecer, é preciso estar aberto para o novo.
Hoje a abordagem que vem sendo usada mundialmente para colocar as pessoas no centro e promover a ideação e a cocriação, é o Design Thinking, comece por aí.
Por fim, o segredo de uma cultura inovadora está no entendimento e gestão de pessoas, com movimentos corretamente aplicados levando em consideração o ser humano no centro de toda construção, e assim, garantir o sucesso da organização sem abrir mão de conquistar mais espaço no mercado e obter maior lucratividade.
Boa sorte nessa jornada inovadora maker.

Por: Henrique Quispe
Administrador, Storyteller, CXM, pesquisador, palestrante, mentor de jovens líderes, escritor e instrutor. Analista de projetos da Cia Makers escola de inovação.

Por: Emily Oliveira
Gestora de recursos humanos, Design thinker, palestrante, mentora de jovens líderes, social media, Trainee de comunicação da Cia Makers escola de inovação.

Por: Wendel Alves
Um maker que ajuda pessoas e empresas a construir e vender futuros desejáveis. Head da escola de Inovação na Cia Makers, Consultor de inovação para empresas, Profissional de marketing, Palestrante, Especialista em metodologias inovativas.
#designthinking #inovação #criatividade #designthinkers #cultura