Inovação não é um fim em si mesmo.

Compreendendo a inovação como um processo que visa aumentar o volume de ideias e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, é importante a organização ter ciência de qual tipo de inovação está ou será executada por ela, para que haja melhor aproveitamento do movimento de inovação e para que os riscos possam ser controlados.

Os autores e pesquisadores Tidd, Bessant e Pavitt definiram quatro categorias de inovação, denominadas como os “4Ps” da inovação:

De acordo com os mesmos, a inovação de produto se refere à mudança de produtos ou serviços que a organização oferece.

“A inovação é um processo que visa aumentar o volume de ideias e qualidade dos produtos e serviços”

A inovação no processo, diz respeito à implementação de um método significativamente aprimorado ou novo, incluindo mudanças relevantes na tecnologia, equipamentos ou nas técnicas utilizados em fluxos processuais.

Já a inovação na posição, esta diz respeito ao reposicionamento da forma que uma marca, representada por seu produto ou serviço já estabelecido no mercado é percebida pelos consumidores.

Neste caso, a mudança no posicionamento pode alterar o contexto da marca, produto ou serviço, cujo resultado possa ser o aumento do consumo ou a adesão por outros públicos ou mercados. Por fim, em relação à inovação paradigma, a referência está relacionada a fazer algo novo que quebre padrões existentes na organização.

Inovação não é um fim em si mesmo. Movimentos com metodologias inov-ativas corretamente aplicadas podem auxiliar empresas e organizações a conquistarem mais espaço no mercado e obter maior lucratividade. Trata-se de uma eficiente estratégia, que também consiste em acompanhar o que a concorrência está fazendo, o que permite a antecipação e competitividade para o negócio.  

 

…continua

Por: Felipe Evangelista

Administrador de empresas, Escritor, Psicólogo, Mestre em Administração e Inovação para Organizações, especialista em Metodologias Inov-Ativas e, sobretudo maker.

#innovation #business #businessinnovation #inovação #negócios #inovaçãoorganizacional #organizações #cultura #competitividade #mudança #transformation #trasnformação #future #futuro #education #educação #conhecimento #competências #gestão #leadership #liderança #mercadodetrabalho #mindsetmaker #maker #ciamakers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *