TRABALHAR EM CASA

“Seu trabalho é algo que você faz, e não quem você é.”

KLEON, 2017).

Essa frase surgiu numa leitura recente do livro: Mostre seu Trabalho! – do escritor Austin Kleon, que ganhei de presente, pouco antes de adentrar ao período de confinamento diante da pandemia do Covid – 19 (Coronavírus).

Ajustei para esse diálogo a rota dos textos que vinha publicando para “HCD”, que se traduz do inglês como: Inovação Centrada em Humanos e decidi compartilhar “recortes” desta leitura para estimular reflexões positivas para que, mesmo que sem sair de casa, possamos mostrar nosso trabalho.

“Seja tão bom que não vão te ignorar” Steve Martin.

Mostrar o trabalho é a única coisa que precisa ser feita por meio da divisão do que ama, tendo como consequência a atração das pessoas certas.

“Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – simplesmente some diante da face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a parder. Você já está nu.” Seve Jobs.

Pensar a respeito da morte como um “fim” é uma forma de colocar tudo em perspectiva.

Abrir mão do ego e expor o “processo” possibilita que as pessoas criem conexões conosco e com o nosso trabalho. Procure documentar o que fizer. O sucesso da noite para o dia é um mito. O foco deve ser concentrado nos dias.

Devemos refletir: Onde buscamos inspiração? Com que tipo de coisas abastecemos nossa mente? O que lemos?

“Suas influências são todas dignas de ser compartilhadas porque dão pistas sobre quem você é e o que você faz – ás vezes até mais do que o seu próprio trabalho.” Austin Kleon.

Devemos sempre mostrar o trabalho dos outros como se fosse o nosso próprio trabalho, zelando por respeito e cuidado, dando sempre os devidos créditos. Selecione bem as palavras, pois o trabalho não fala por si mesmo. As pessoas querem saber de onde as coisas surgiram, como foram executadas e quem as criou. O público é humano,  e as pessoas querem se conectar. Um bom storytelling pessoal pode tornar o complexo mais tangível, inspirar associações e oferecer acessos para universos que antes não eram possíveis.

A ferramenta que chamamos de: Pixar Storytelling, de Emma Coats é uma boa forma de pensarmos nas nossas histórias:

“Um personagem quer algo, vai atrás do que quer apesar da oposição (que pode incluir suas próprias dúvidas) e assim chega a uma vitória, perda ou empate.” John Gardner.

Saber as técnicas do mestre não significa na capacidade de reproduzi-las instantaneamente.  A proximidade que as pessoas podem sentir ocorre porque de alguma forma permitimos que elas entrem em contato com o nosso conhecimento. Não queira fãs, se você não é um fã.

Não perca tempo com pessoas com quem não quer falar, nem perca tempo com coisas pelas quais não tem interesse.

“Se quer seguidores, seja alguém digno de seguir. Ser “interessante” é ser curioso e atento e praticar “a projeção contínua do interesse”. Mais simples: se quer ser interessante, tem que ser interessado.” Lawrence Weschler.

“Ser bom no que faz é a única maneira de se tornar influente e fazer contatos.” Steve Albini.

Faça coisas que realmente ame e converse sobre elas, e você irá atrair pessoas que se interessam pelas mesmas coisas, simples assim.

“Vampiros não podem ser curados. O afaste da sua vida para sempre. Relaxe e respire. O problema das pessoas criativas é que somos bons em imaginar o pior que poderia acontecer.” Austin Kleon.

“A compulsão por evitar o constrangimento é uma forma de suicídio.” Colin Marshall.

Valorize sem ciúmes o bom trabalho de outras pessoas, comemore a vitória delas como se fosse sua própria. Tente abrir o seu processo para o público, se conecte com ele e peça apoio diante do que estiver vendendo.

“O risco real é não mudar.” John Coltrane.

“Em algum momento, vai ter que parar de dizer muito “sim” para dizer muito “não”.” Austin Kleon.

“O maior problema do sucesso é que o mundo conspira para impedir que você faça o que faz, porque é bem-sucedido.” Neil Gaiman.

“Você só precisa ser tão generoso quanto possível, mas egoísta o suficiente para fazer seu trabalho.” Austin Kleon.

“Se você quer um final feliz, só depende, é claro, de onde interrompe sua história.” Orson Welles.

Ter um projeto bem-sucedido ou fracassado não é garantia de outro sucesso ou fracasso. No final de um projeto, aprenda com o que poderia ter feito melhor ou o que não conseguiu, e pule diretamente para o próximo.

“Qualquer um que não tenha vergonha de quem foi no ano passado provavelmente não está aprendendo o suficiente.” Alain de Botton.

Seu trabalho é algo que você faz, e não quem você é. Além das 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto, o escritor Kleon revela que devemos mostrar nosso trabalho, e quando as pessoas certas aparecerem, devemos prestar muita atenção a elas, porque terão muito para nos mostrar. Para tanto, devemos documentar nosso progresso e compartilhar para que outros possam aprender.

O Storytelling e outras técnicas podem contribuir para seguirmos melhor essa jornada e nesse movimento de Inovação Centrada em Humanos nos adaptarmos para evoluirmos perante os desafios que nos cercam.

 

…continua

Por: Felipe dos Santos Evangelista
Psicólogo, Administrador, Mestre em Inovação, mentor de negócios e startups, pesquisador, palestrante, escritor, educador, especialista e facilitador de abordagens inov-ativas e estratégicas. Head da consultoria de Inovação e administrador da holding Cia Makers.

#innovation #business #businessinnovation #inovação #negócios #inovaçãoorganizacional #organizações #cultura #competitividade #mudança #transformation #trasnformação #future #futuro #education #educação #conhecimento #competências #gestão #leadership #liderança #mercadodetrabalho #mindsetmaker #maker #ciamakers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *