Inovação é plural

O resultado inovador é bastante complexo e pode ser decomposto em etapas, cujas estratégias dependerão de variáveis de cada organização.

Em suma, quanto ao processo de seu desenvolvimento, além da inovação de produtos, posição, processos e paradigma, ela também pode ser classificada em fechada e aberta.

Inovação fechada, segundo o professor Chesbrough, é uma estratégia que propõe a restrição da prática da inovação internamente, onde a empresa opta por manter seus esforços fechados por meio de projetos desenvolvidos apenas dentro de limites claramente definidos.

Gestão do conhecimento, tecnologias, know how, criatividade, propriedade intelectual e processos permanecem sob o próprio controle da organização, não considerando a colaboração com outros atores do mercado, ou mesmo de universidades.

A inovação aberta, ou open innovation, é um termo criado pelo próprio Chesbrough para representar a utilização de fontes externas para processos de inovação, considerando a colaboração de clientes, parceiros, fornecedores, universidades, dentre outras empresas e organizações. A inovação aberta é um paradigma que assume que as organizações podem e devem usar ideias externas (além das internas), assim como as melhores opções e caminhos para o mercado.

Muitos pesquisadores já desenvolveram suas próprias estratégias e processos de inovação. O autor Schumpeter considerou três fases básicas que compõem o eixo do processo de inovação: a invenção, fase que contempla os processos de descoberta, geração de ideias e de princípios técnicos em potencial, a própria inovação, fase onde ocorre o processo de desenvolvimento de uma invenção de forma comercial, e a difusão, fase onde acontece a expansão de uma inovação em uso comercial, por meio de novos processos, produtos ou serviços.

Com base nessa estrutura, vários outros modelos foram desenvolvidos na busca por compreender a inovação, a partir do contexto social e das reais necessidades das pessoas.

Não existe uma única receita ou caminho para o êxito de uma estratégia de inovação. Inovação é plural.

No caso da inovação fechada ou aberta, a combinação das duas classificações é sugerida como a melhor escolha para complementar a estratégia dos movimentos de inovação da organização.

A estruturação e maturidade de processos de inovação estáveis favorecem a integração, colaboração e estratégia aplicada por meio de inovação fechada e aberta, a fim de buscar e obter resultados favoráveis.

As técnicas e metodologias inov-ativas devem ser consideradas nesse percurso, a fim de facilitar o desenvolvimento e gerenciamento de processos e modelos adotados.

…continua

Por: Felipe Evangelista

Administrador de empresas, Escritor, Psicólogo, Mestre em Administração e Inovação para Organizações, especialista em Metodologias Inov-Ativas e, sobretudo maker.

#innovation #business #businessinnovation #inovação #negócios #inovaçãoorganizacional #organizações #cultura #competitividade #mudança #transformation #trasnformação #future #futuro #education #educação #conhecimento #competências #gestão #leadership #liderança #mercadodetrabalho #mindsetmaker #maker #ciamakers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *