Dicas de como aproveitar esse momento para fazer coisas que você nunca tinha tempo de fazer antes.

Eu sei que você tem uma vida corrida, raramente sobra tempo para você fazer qualquer coisa que não seja trabalhar, ir à faculdade, arrumar a casa e essas coisas, não é mesmo?

Pois é, o Covid-19 chegou ao Brasil e mudou drasticamente a forma como vivemos, afinal trabalhar Home Office era um privilégio para poucas pessoas, e devido a quarentena, várias empresas se posicionaram a adotaram essa forma de trabalho.

Além do trabalho, também mudamos nossas rotinas e deixamos de fazer outras coisas comuns que fazíamos antes, como aquele happy hour com os amigos, fazer viagens, sair para passear com nossos pets, ir na padaria durante as manhãs, etc. Bom, não sabemos até quando exatamente vai durar tudo isso, e eu imagino que muitas pessoas estejam com mais tempo livre, por isso quero deixar aqui várias dicas de como aproveitar esse momento para dar um UP na sua vida, saúde, currículo e carreira.

Mas antes de iniciar com as dicas, quero alertar que cada pessoa tem seu momento e suas prioridades, e não quero que esse texto seja motivo para se sentir triste ou improdutivo caso não queira ou se interesse por nenhum dos tópicos, está tudo bem não querer começar uma revolução interna, todos temos nosso próprio tempo.

Estudar novos idiomas

Eu sei, pode falar vai? Você já começou 3546 cursos de inglês e nunca terminou né? A rotina do dia a dia te fez desistir, talvez a preguiça de ir para a aula, ou de repente teve que cortar gastos e então trancou o curso de idiomas e nunca mais voltou. Bom, eu tenho uma pergunta para você: JÁ PENSOU EM ESTUDAR EM CASA, DE FORMA ONLINE? É gente, tem um monte de aplicativos para estudar idiomas e alguns até para a conversação.

 Dei um Google aqui e achei esses 5 para vocês:

Duolingo – https://pt.duolingo.com/

Voxy – https://voxy.com/pt-br/

Busuu – https://www.busuu.com/pt

Babbel – https://pt.babbel.com/

LinguaLeo – https://lingualeo.com/pt

Outra dica, sabe aqueles livros do curso que você trancou? Que tal pegá-los e tentar fazer as lições sozinho, hein? Tenho certeza que você conhece alguém que fala inglês para te ajudar a corrigir depois 😉

Criar o hábito
de ler

Essa eu sei que tem um monte de gente aí que escreve no caderninho de metas para o próximo ano (LER MAIS, CRIAR O HÁBITO DE LER, LER X LIVROS POR MÊS/SEMESTRE) e muitas vezes não consegue, pelos mesmos motivos: falta de tempo, preguiça, etc.

Eu sei que para algumas pessoas é extremamente difícil manter o foco e ler livros, então minhas dicas são:

Comece lendo assuntos que você goste. (Ex: Games, Finanças, Metodologias Ágeis, Romances, Terror).

Não precisa ler tudo de uma vez, vá no seu ritmo, mas tenha persistência e regularidade.

Separe um tempo do seu dia para fazer isso.

Se tiver dificuldade para se concentrar, antes de iniciar tente esvaziar sua cabeça e preste atenção na sua respiração, isso ajuda a desacelerar. (É um exercício diário, você precisa treinar a mente).

Não tem livros interessantes em casa? Não tem problema, várias empresas disponibilizaram e-books (muitos até gratuitos), sobre vários assuntos, tenho certeza que algum vai te agradar

 Tenho um google drive, lotado de livros, se alguém quiser o link, me manda mensagem.

Cursos Online

Se você sempre teve vontade de fazer um curso de excel, de comunicação, de artesanato, de desenho, de qualquer coisa, esse é momento de aproveitar esse tempo livre para fazer.

Eu recebi 1 milhão de mensagens com vários links de empresas que disponibilizaram cursos online grátis.

Atividade física em casa

Assim como o curso de idiomas, eu tenho certeza que você já se matriculou na academia diversas vezes e também já abandonou. Inclusive, eu te entendo, já passei por isso também.

Mas estou criando o hábito de me exercitar em casa agora, acreditem… Tá sendo bem legal

Primeiro eu estou seguindo um treino que peguei em um aplicativo chamado: “Treino em casa”, depois que termino o treino eu coloco uma Playlist de músicas que me animam e começo a dançar, sem vergonha ou medo algum, estou dentro de casa, me divertindo e queimando o bacon, (risos), tudo de bom.

Nos primeiros dias me deu preguiça, mas depois eu fui me sentindo mais disposta e animada, agora até sinto falta se deixo de praticar meu treino.

A ESPN (Entertainment and Sports ProgrammingNetwork) publicou em seu site uma lista com vários nomes de aplicativos de treino, vale a pena conferir.

ESPN – http://www.espn.com.br/blogs/espnw/753531_os-melhores-apps-fitness-para-treinar-em-casa

Outras opções para você escolher seu treino 😉

 

ATIVO – https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/exercicios-fazer-em-casa/

https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/treino-funcional-iniciantes/

Lembre-se: Nada vai mudar, se você não der o 1º passo, arrisque e tente, você pode se surpreender.

Aprenda a meditar

Eu sei, no começo vai ser difícil, vai surgir 1 milhão de pensamentos na sua cabeça e você não vai conseguir esvaziar sua mente e relaxar, mas vai por mim, isso é questão de treino.

A persistência, regularidade e força de vontade farão você conseguir!

Eu uso um aplicativo chamado Meditopia para me ajudar a meditar, acho ele incrível e mega recomendo.

Não entende nada sobre meditação? Recomendo assistir a série de palestras em áudio da monja Coen Rōshi no Spotify ou Youtube, ela é mestra do Zen Budismo Brasileiro.

Enfim, eu poderia detalhar sobre outras várias atividades para se fazer durante esse período, mas isso faria esse texto ficar grande demais e talvez você desistiria de ler até o fim. Inclusive meus parabéns se chegaram até aqui (risos).

Apenas citando outras atividades legais:

Atualizar seu perfil no Linkedin e recomendar seus amigos/colegas de trabalho e faculdade;

Arrumar seu guarda roupa e separar o que não serve mais para doação ou até mesmo venda;

Limpar a galeria do celular e arrumar suas fotos por pastas.

 

Bom, espero que gostem das dicas e fiquem à vontade para colocar mais sugestões nos comentários 😉

Por: Marjorie Ferreira Santos

Formada em Gestão de Pessoas e Pós-Graduada em Psicologia Organizacional.
Mulher, Maker, Empreendedora e Especialista em Projetos & Gestão de Pessoas.

Contato: marjorie.santosf@gmail.com